#surf #encontros 
Santos - São Paulo - Brasil

Amigos homenageiam surfista que salvou banhistas em praia do Guarujá

G1 Santos

Homenagem teve pintura havaiana e campeonato de surfe. Tony Villela morreu em 2008 ao salvar pessoas que estavam se afogando.

Amigos e parentes do surfista Tony Villela, morto em 2008 ao resgatar banhistas que estavam se afogando, se reuniram neste domingo em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Este ano a homenagem começou com um campeonato que leva o nome do surfista e reuniu cerca de 60 participantes. Flávio Borges, irmão de Tony conta o motivo da homenagem. "Para não deixar morrer o momento heroico do Tony. Deixar claro para a galera ser solidário com o próximo e se juntar para confraternização, reunião, bate papo e divertimento com a família".

A estrutura para o campeonato virou um ritual havaiano. Amigos e parentes de Tony pintaram o corpo, com saudação e símbolos havaianos. Ronaldo Serapião, amigo de Tony montou um altar em homenagem ao amigo surfista. "A memória do Tony vai ficar sempre. No Havaí várias surfistas que se acidentaram são lembrados até hoje", explica.

A homenagem teve ainda uma benção e um abraço simbólico com todos os amigos. Edson Marcos, amigo de Tony, lembra do exemplo do amigo. "A gente criou o Tony na praia, ensinou ele a surfar e ele voltou a ensinar uma coisa que a gente ia esquecendo, que é reunir todos os amigos pra gente que foi reunir todos os amigos e ajudar a nova geração".

Os participantes da homenagem arrecadaram caixas de leite pra serem doadas às famílias atendidas pelos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Guaru.

reportagem do portal G1 Santos

Comentários

Galerias | Mais Galerias