#saúde #surf 

Buscando a Conexão entre a Saúde Mental e o Oceano

Will Schmidt

O oceano está se movendo. Você sente isso? Tudo. O tempo todo. Dimensões que não podemos sequer ver. Tudo está evoluindo. O que nos atrai para ele? Que poder é que deriva dele? Mais importante, por ser algo tão poderoso e curativo ao mesmo tempo, nós real

"O mar é emoção encarnada. Ele ama, odeia, e chora. Ele desafia todas as tentativas de capturá-lo com palavras e rejeita todas as algemas. Não importa o que você diz sobre ele, há sempre algo que você não pode." - Christopher Paolini, Eragon

Minha própria batalha com uma ansiedade debilitante e depressão me deixou em farrapos, uma fibra de cada vez. Eu sou um firme crente de que o oceano é o que me salvou de tirar minha própria vida. Em um dia em que tudo estava contra mim, eu encontrei braços abertos e vindicação de um desequilíbrio químico ao longo da vida dentro do meu próprio corpo. Então agora o que faço com este presente? A única resposta é retribuir.

Nossos corpos são uma maravilha da engenharia. Nosso corpo e mente, no entanto, dependem um do outros para o apoio mútuo. Como qualquer relação simbiótica, quando uma parte vacila, a outra pega o espaço. Isso raramente produz um resultado favorável. Nosso cérebro conta com os produtos químicos que nosso corpo nos diz para usar. Sem esses produtos químicos, uma pessoa simplesmente deixa de existir. É justo para uma existência se basear na falha de captação do equilíbrio vital que podemos alcançar e merecer? Eu me recuso a acreditar que esta epidemia é global - uma doença que tira mais vidas de militares do que os combates e vidas de mais civis do que as doenças coronarianas, câncer e HIV/AIDS - deveria ser guardada em silêncio.

Eu me perguntava como eu iria passar essa mensagem. Propus-me a explorar o mundo e criar novas aventuras emocionantes que eu pudesse documentar e distribuir a todos os que precisava me ouvir. Minha estrada é o fluxo da corrente e o meu veículo é um bloco envidraçado de espuma. Esses dias, eu não remo por auto-promoção, nem foco a intenção de minha própria luta pessoal. Em vez disso, eu a uso para angariar uma plataforma para falar e uma audiência para ouvir. Se você está, de fato, lendo isso agora, então está funcionando. Se você compartilhar, então você fez um esforço consciente para se juntar na minha luta para superar o silêncio e o estigma que acompanha a doença mental traumática.

Entre 80 por cento e 90 por cento das pessoas com depressão respondem positivamente ao tratamento. Recentemente me deparei com um ótimo artigo que mostrou como o surf está sendo usado para tratar problemas de saúde mental das crianças na África do Sul. Estudos também mostraram que o sal do mar, que tem tamponamento natural na forma de minerais essenciais, alimenta o corpo com eletrólitos vitais que foram roubados. Ainda mais interessante, é a utilização de terapia de vibro-acústica. Apenas expor os pacientes a sons oceânicos rítmicos retarda o ritmo cardíaco e libera endorfinas.

Qual é a correlação entre a nossa própria saúde mental e esta mistura de remédios científicos e espirituais que o oceano fornece? Minha escola de pensamento não vem tanto do ponto de vista religioso ou existencial, mas da visão de um realista do mundo. Talvez a resposta esteja dentro mistério do oceano. Eu acredito que o respeito e a admiração que temos por essas grandes massas de água é o que nos traz para ele. Por sua vez, permite que os nossos próprios corpos, feitos principalmente de água, se reparem e se reabasteçam.

Cheguei à conclusão de que, se não olhamos com admiração para a construção esmagadora que é o nosso Oceano Mãe, o que podemos tirar dele que irá alimentar a nossa própria alma? Eu, pessoalmente, o visitarei muitas vezes!

Traduzido do The Inertia

Comentários

Galerias | Mais Galerias