#viagens #comportamento 
Mundo

Cinco Dicas de Como Encontrar um Novo Pico de Surf

Alexander Haro

Eu mal consigo me lembrar da última vez que encontrei um novo pico de surf, mas uma grande parte do surfe para mim é encontrar uma onda em algum lugar vazio.

Um dos meus amigos sempre diz que preferia surfar uma onda de merda sem ninguém do que uma grande onda com todo mundo. E embora eu meio que concorde com isso, eu sei de onde isso veio. Agora, eu moro no Canadá. Na Costa Oeste, bem ao sul, para ser exato. E quando está ficando muito crowd, ainda há lugares para se encontrar, ainda há lugares para explorar. Grande parte do mundo não tem mais disso, que é algo que eu acho triste. Não há nenhuma graça nisso. Então, antes que seja tarde demais: algumas maneiras para encontrar um novo pico de surf. E você sabe o que mais? ainda conta se é uma merda, é a procura que importa.

1. Google Earth. Sim, eu sei. Todo mundo sabe sobre isso. Mas, falando sério, se você sabe um pouco sobre a batimetria (relevo do fundo do mar) e como uma onda quebra, você provavelmente vai ser capaz de encontrar alguma coisa. E uma das coisas mais úteis sobre esta procura auxiliada por satélite é que você vai ser capaz de dizer (pelo menos um pouco) em qual direção o seu novo pico irá funcionar.

2. Olhe para os dois lados. A última vez que eu "encontrei" uma nova onda, eu estava surfando em um que era bem conhecida. Na verdade, eu tive que elevar a minha cabeça acima de um bando de cabeças para vê-la. Estava bem ali, a apenas duzentos metros de distância, quebrando ao redor de uma rocha e canalizando em uma pequena baía ao virar da esquina. Claro, ela estava quebrando em águas da profundidade do meu tornozelo e, só funcionava nessa direção exata de swell, período, altura de ondas, maré, velocidade do vento, ciclo lunar, e relação de Saturno a Plutão, mas nunca se sabe. Foi ali mesmo, e ninguém estava nela, exceto eu.

3. Se contentar com isso. Às vezes você vai passar por ele mil vezes em seu caminho para algo que você sabe que é melhor. Mas, às vezes, basta ir olhar. Você sabe que é uma onda que você acha que pode funcionar quando o swell estiver apenas um pouco mais para oeste? Da próxima vez que estiver um pouco mais para oeste, vá sentar-se lá por algumas horas e veja o que acontece. Claro, você vai perder um surfe certo num pico popular, mas isso vai acontecer novamente. E se você ganhar, você não tem que dizer a ninguém sobre isso (além de mim).

4. Ouça rumores. Há sempre um rumor de uma onda em algum lugar. Na maioria das vezes, eles são altamente exagerados e descontroladamente especulativos, porque os surfistas são piores do que os pescadores quando se trata de exagero e especulação, mas há a possibilidade remota de que exista algo de verdade no que eles estão dizendo.

5. Basta ir e olhar. Ninguém quer andar mais. Para aqueles de vocês que já surfaram em Trestles, eu surfei lá pela primeira vez há alguns anos atrás. Quando estávamos decidindo para onde ir, um dos meus amigos estava sem querer ir para lá porque era uma "longa caminhada louca". Eu pensei que a "longa caminhada louca" significava uma hora ou mais por terrenos acidentados. Acontece que significava "um passeio ensolarado em uma bela trilha". Vá e suje os seus pés. Percorra os rios, nade através de baías, suba falésias.

Traduzido da reportagem original em inglês da The Inertia

Comentários

Galerias | Mais Galerias