#bodysurf #aprendizado #videos #iniciantes #surf 
Brasil

Como pegar onda de handsurf com handplane convencional?

Letícia Parada

Confira as melhores dicas pra quem quer começar a pegar ondas com uma handplane convencional

Você já fez do seu corpo a sua prancha de surf? Muitos não sabem, mas o bodysurf ou surf de peito é a forma mais primitiva e natural de deslizar sobre as ondas.

E ao longo do tempo, buscando ganhar velocidade e diminuir o atrito do corpo na água, bodysurfers começaram a testar alguns objetos na mão. Dentre eles, chinelos, pequenos pedaços de madeira e até mesmo bandejas de fast food foram utilizadas na mão para surfar.

Até que, por volta dos anos 60, uma empresa australiana fabricou a primeira handboard, do inglês “prancha de mão” e hoje você vai aprender como usar esse equipamento e “fazer a cabeça” na session!

Antes de mais nada, lembre-se que assim como qualquer outro esporte praticado no mar, é importante saber nadar! Ah e você vai precisar de nadadeiras (pé de pato) para conseguir surfar bem e em segurança, te dando mais impulso e mobilidade na água.

Na primeira fase do aprendizado você vai pegar ondas que já quebraram, ou seja, você vai surfar na espuma da onda. Para isso, dirija-se para o inside (que é a parte do mar mais próxima da areia e onde as ondas já quebraram) e vá se ambientando no mar. Assim que uma onda que já quebrou se aproximar de você, lance seu corpo à frente e deixe a onda te levar o mais longe possível. Uma dica que vai te ajudar bastante: mantenha o corpo bem alinhado na superfície da água (trava o abdômen!) para favorecer a hidrodinâmica e dê pernadas.

Treine bastante até que você se sinta pronto para o próximo nível e tente pegar as ondas que ainda não quebraram, ou seja, lá no outside. O segredo principal está no timing, ou seja, se você entender o tempo da onda e o momento que você precisa se lançar nela, tudo ficará mais simples. Lembre-se de aproveitar a propulsão que as nadadeiras nos oferecem, então dê (muitas) pernadas!

Talvez você seja engolido pela onda nas suas primeiras tentativas, mas isso é algo comum. Não é motivo para frustração e desistência. E conforme você for praticando, chegará um momento onde irá pegar as ondas da série. Para isso acontecer da melhor forma possível, é essencial ter praticado em ondas menores, ter pego o timing das ondas e saber como se comportar no line up (onde os surfistas ficam esperando a série para pegar as ondas) sem causar acidentes. Preste atenção para não colidir com os surfistas, pois você é a figura mais frágil no mar uma vez que os outros possuem pranchas com quilhas afiadas que podem te machucar.

Quer um tutorial mais completo? Se liga nas dicas desse vídeo:

Para pegar mais dicas e aprender mais tanto sobre o handsurf como o bodysurf, acesse o canal Ela No Mar, onde toda semana são compartilhados vídeos novos fornecendo dicas, treinos, informações sobre equipamentos e muito mais!

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias