#ecologia 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias 2013 Mobiliza Comunidades em Ubatuba

Instituto Arcor Brasil

No próximo sábado, dia 21 de setembro, as comunidades caiçaras de Camburi e Picinguaba, em Ubatuba, participarão do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias 2013

Considerada a maior ação global de limpeza, a iniciativa “Clean Upthe World” ou “International Costal Clean Up”começou com projetos de despoluição na Austrália e América do Norte na década de 1980. A atividade em Ubatuba tem o apoio do Instituto Arcor Brasil. A organizaçãodo Dia Mundial nas praias do Litoral Norte de São Paulo é da ONGAção Socioambientalista Somos Ubatuba.

O Dia Mundial da Limpeza deRios e Praias – DMLRP, que já mobilizou mais de 35 milhões de pessoas, tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A mobilização sempre acontece no terceiro sábado do mês de setembro, quando voluntários em todas as partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques, trilhas, coletar o lixo depositado diretamente pelos usuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes.

O tema geral da campanha em 2013 é “Nosso Lugar, Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade”, tendo como objetivos, entre outros, mostrar aos cidadãos que atividades simples locais podem fazer a diferença e compartilhar com todas as nações e culturas as informações e experiências práticas das organizações que participam da campanha. Várias ações estarão na programação do DMLRP, no próximo sábado, em Ubatuba.,além deatividades especiais para alunos da rede pública de ensino.

As comunidades caiçaras de Ubatuba e todo Litoral Norte de São Paulo participam há anos de ações socioambientais. Comunidades caiçaras em Camburi e Picinguaba estão participando do Programa Fundo Comunidade em Rede, com apoio do Instituto Arcor Brasil.

O objetivo do Fundo é apoiar projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da interação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas. Cada fundação e instituto empresarial membro do Bloco Brasil da RedEAméricadefiniu territórios para apoiar projetos locais. O Instituto Arcor está apoiando projetos em Bragança Paulista e Ubatuba.

O Grupo Arcor e o Instituto Arcor Brasil atuam há anos em Ubatuba, no apoio à base do Projeto Tamar,parceriaque originou o Programa Amigos do Mar de educação ambiental.

Comentários

Galerias | Mais Galerias