#organização #ondas perfeitas #ecologia #local 
Peru

Huanchaco nomeada como Reserva Mundial de Surf

Josh Berry / Dean LaTourrette

A região histórica de Huanchaco se torna a quinta área a receber este status, e a primeira na América Latina.

A World Surfing Reserves e a Save The Waves Coalition têm o prazer de anunciar que Huanchaco, no Peru, foi formalmente aprovada como Reserva Mundial de Surf.

A aprovação segue uma campanha nacional por surfistas peruanos e entusiastas do oceano para que a área histórica costeira e os picos de surf correspondentes sejam reconhecidos como Reserva Mundial de Surf.

 

Huanchaco é conhecida como um destino no Peru pelo surf limpo e consistente, e pela história pré-colombiana como uma cidade marítima. A cultura oceânica forte de Huanchaco também é creditado como sendo o local de nascimento do "Caballito de Totora" no Peru - um pequeno barco de pesca feito de cana, e uma das primeiras peças de artesanato conhecidas da humanidade usadas ​​para pegar as ondas para trabalho e lazer.

 

Felipe Pomar, campeão mundial de Surf em 1965, que continua a ser um embaixador proeminente e estadista para a cultura do surf peruana, ficou feliz ao ouvir a notícia. "Estou entusiasmado e muito satisfeito com esta notícia a respeito de Huanchaco", disse Pomar. "Huanchaco tem uma tradição de surf que data de milhares de anos. Eu recomendo que a World Surfing Reserves e todos os peruanos a preservar e proteger esta praia única e histórica. "

 

Além de sua herança cultural significativa, os pescadores de Huanchaco e o forte apoio da comunidade local e nacional também adicionam às suas qualificações como uma Reserva Mundial de Surf. Os comitês de diversos clubes de surf locais, nacionais e internacionais e ONGs estão trabalhando em conjunto com os líderes comunitários aqui para garantir o sucesso da implementação de uma Reserva Mundial de Surf em Huanchaco.

 

Fernando Aguerre, membro do Conselho de Visão da World Surfing Reserves e presidente da International Surfing Association, afirmou: "Huanchaco é o equivalente do surf às grandes pirâmides do Egito, um antigo berço de cultura do surf, estou animado para assistir Huanchaco a continuar a evoluir a sua herança surf como Reserva Mundial de Surf ".

 

Além do seu significado cultural e estético, cada Reserva Mundial de Surf é um encontro de terra e mar selecionado pela natureza única e salutar de suas ondas e cenário natural. A dedicação de cada WSR visa a proteção desta zona costeira de ondas e de habitat contra um desenvolvimento inadequado, através de parcerias internacionais e locais que fortalecem a comunidade em torno da conservação, para melhorar e orientar a administração da área.

 

Fique atento para mais notícias e progresso nos próximos meses sobre a dedicação e a implementação de Huanchaco como Reserva Mundial de Surf, que está prevista para acontecer em 2013.

Links Relacionados:

Reservas Mundias do Surf

Comentários

Galerias | Mais Galerias