#organização #universitário #competições 
São Paulo - Brasil

Incentivo aos Esportes Alternativos na USP

Roberta Barbieri - jornaldocampus.usp.br

Fundado por alunos da FEA, o grupo SURFEA realiza eventos para promover e estimular modalidades como surf e skate no ambiente universitário da USP

Esportes radicais e chamados alternativos, como o surf, skate e slackline, não estão presentes no ambiente esportivo universitário tradicional. Foi pensando nisso que Renato Seixas, estudante de Ciências Contábeis, teve a ideia de criar o SURFEA, entidade que pretende incentivar a prática desses esportes entre os universitários e unir aqueles que já os praticam. “O projeto envolve eventos para inserir no cotidiano da galera esse estilo de vida, o contato com esses esportes e o que proporcionam”, conta.

A entidade é a primeira iniciativa na USP de incentivo a esses esportes, seguindo o exemplo de outras instituições, como o PUC Surf. Para Alexandre Zeni, que se formou na EEFE em 1997 e é fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Surf (IBRASURF), o surgimento do SURFEA poderá contribuir para a divulgação do esporte no meio universitário. “Como alunos, eles conseguem promover o surf na USP, mobilizar e levar o esporte para outros estudantes”, declara.

Para ele, é importante conciliar o surf com educação e cultura, levar para o esporte o lado educacional e ao mesmo tempo trazê-lo para a área acadêmica, desenvolvendo pesquisas, por exemplo. “Iniciativas como o SURFEA e eventos de surf universitário mudam um pouco a imagem do esporte. Mostram que o surfista pode praticar, mas também estudar”, explica.

Festival de Surf

Nos dias 18 e 19 de maio, o SURFEA teve representação no Festival Universitário de Surf organizado pelo IBRASURF, em Maresias. Participaram das seis categorias do campeonato 108 atletas de seis Estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Norte.

A entidade uspiana participou da disputa entre equipes, na categoria tag team. Renato Seixas também competiu na categoria Masculina Paulistana, para universitários da capital paulista atualmente matriculados. Outro atleta da equipe foi Diego Haim, graduado na Poli em 2011, que competiu na categoria formados.

Reportagem Jornal do Campus - USP

Links Relacionados:

Jornal do Campus

Comentários

Galerias | Mais Galerias