#organização #ecologia #local 
Austrália

Manly será declarada Reserva Mundial de Surfe

Brad Farmer

Um século depois que a prancha de surf chegou às ondas das praias australianas em Manly em Sydney, este local histórico será consagrado como a primeira Reserva Mundial de Surfe da Austrália

As Reservas Mundiais de Surfe (World Surfing Reserve - WSR) reconhecem e ajudam a proteger os melhores locais de surfe do mundo, inspirados pelo modelo de patrimônio Mundial da UNESCO que reconhece as zonas de destaque de valor universal. Manly se tornará a terceira WSR a ser declarada no mundo até hoje.

Kelly Slater, Embaixador das WSR e 11 vezes campeão mundial de surf, vai declarar oficialmente a WSR em uma cerimônia cívica no sabado, 10 de março de 2012 em Manly Beach. Será a primeira vez que Slater assumiu tal obrigação fora das competições, pois ele declarou que "a Austrália tem as melhores praias do mundo" e classificou muitas das ondas entre as suas 'favoritas'. O evento de Sydney também marcará o Centenário do surfe na Austrália. A Governadora Marie Bashir também vai participar da cerimônia.

"Estou muito feliz por estar trabalhando ao lado de WSR para dar uma voz e ajudar a assegurar que honrar e reconhecer as praias que trouxeram a todos nós o estilo de vida que tanto amamos", disse Slater. A cerimônia oficialmente estabelecerá estes 4 km costa privilegiadas como Reserva Mundial de Surfe, juntando-se a outras praias que são ícones para os surfistas locais já consagradas, incluindo Malibu, Califórnia (2010) e Ericeira, Portugal (2011).

Sendo o "berço do surfe australiano", com as primeiras atividades de surfe realizadas no final de 1880 em Manly em Sydney. O surfe ajudou a moldar a cultura única de Sydney, a maior cidade da Austrália, combinando o caráter vibrante e cosmopolita com um estilo de vida natural de litoral.

"Manly sediou o primeiro Campeonato Mundial de surfe em 1964, que foi vencida pelos australianos ‘Midget’ Farrelly e Phyllis O’Donnell. Desde aqueles dias, tem crescido uma longa lista de locais, incluindo surfistas e salva-vidas do surf, que ganharam campeonatos nacionais e mundiais", disse o prefeito de Manly, Jean Hay AM e Presidente Comitê de Direção da Reserva Mundial de surfe local.

A história que Manly é uma parte vital do patrimônio da Austrália:

• Foi o primeiro local permitido para banho da Austrália em 1902

• Foi sede da primeira competição de surfe de peito em 1908

• Foi o local de lançamento do primeiro barco de patrulha oficial de surfe da Austrália

• O primeiro surfe na Austrália foi realizada aqui em 1912

• Hospedou o havaiano Duke Kahanamoku na primeira demonstração de surfe da Austrália em 1914

"Este local marca a gênese do surf na Austrália, um esporte, indústria, diversão e cultura emblemática da imagem da nossa nação", disse Brad Farrner das reservas mundiais de surfe. "O surfe na Austrália atingiu a maioridade depois de um século, com Kelly Slater encorajando os usuários das praias a pensar sobre o valor real desses recursos insubstituíveis. Este é um momento histórico para todos os australianos e seu longo caso de amor e patriótico com o surfe e praias ", disse Farmer.

Além de seu significado cultural e histórico, o ambiente costeiro e marinho da reserva mundial de Surfe de Manly fornece o habitat para um importante ecossistema. A Reserva possui uma das maiores populações residentes dos protegidos dragões-marinhos de algas e um número de espécies ameaçadas e protegidas, incluindo o lagarto oriental dragão de água, o tubarão-mangona, e pequenos pinguins. Além disso, mais de 160 espécies de peixes foram registrados nas águas da Reserva.

"Qual o melhor ponto além de Manly para uma Reserva Mundial de Surfe?", Comentou o prefeito Jean Hay AM. "Este lugar tem tudo, e estou muito contente de vê-lo obter o reconhecimento que merece."

"Manly agora pode tomar o seu lugar na história do surf mundial. Manly é onde o surf começou a sua jornada como uma das obsessões nacionais da Austrália. ", Disse Michael Regan, o prefeito do Conselho Warringah que também tem jurisdição sobre a praia de Manly.

Links Relacionados:

Reservas Mundiais de surfe

Comentários

Galerias | Mais Galerias