#comportamento 

Pare a Fúria no Surf (Agora)

Chantell Glenville

Por que você surfa? Porque é divertido? Para ter adrenalina como nenhum outro esporte? Por fuga? Fazer higiene mental, aonde você pode ficar longe de todas as tensões em sua vida?

Eu aposto que você surfa por pelo menos uma dessas razões, se não for uma combinação delas. De vez em quando eu saio para surfar e vejo as pessoas que parece que não estão fazendo nenhuma dessas coisas. Em vez disso, aparentam estar irritados e estressados. Tanto é assim que, às vezes você pode quase sentir a raiva pulsando deles.

Sem dúvida, eles provavelmente já foi rabeado, deram a volta na sua onda ou coisa semelhante e é mais do que compreensível que ele fique irritado quando isso acontece. Eu nunca iria de forma alguma tolerar esse comportamento. Mas é uma realidade do surf que, infelizmente, coisas como esta acontecem.

Às vezes intencionalmente, às vezes não, mas elas acontecem. E sem proibir ninguém que se comporta mal de entrar na água, não podemos mudar isso. Mas podemos escolher como vamos reagir a isso quando acontecer. Se nós decidimos deixá-lo ir e seguir em frente com o foco em nosso surfe, ou se deixarmos a raiva tomar conta de nós e a onda de fúria nos consumir.

Se escolher a última opção, no entanto, nós somos os que sofrem mais, não o surfista que nos ofendeu. Uma grande parte do surf é sobre o sentimento que você tem quando vai surfar. Não apenas quando você pega uma onda, mas também no pico. O quanto agradável é a experiência geral de quando você sai para surfar, o relaxamento de estar lá fora na água. E você está realmente fazendo um grande desserviço para você mesmo se você deixar a raiva ser uma das emoções nas suas sessões de surf.

Sim, é realmente irritante quando alguém te dá a volta, mas você sabe o que é pior? Passar o resto da sua sessão de surf e, em alguns casos, até mesmo, o resto do seu dia, com raiva por causa das ações de outra pessoa. Especialmente quando o ponto principal da atividade foi de se divertir e ficar longe do stress e das tensões da vida diária.

A pessoa que você realmente prejudica por sucumbir à fúria é você mesmo.

E como os picos ficam cada vez mais lotados, essa raiva, a antítese completa do que o surf deve ser, está ficando ainda mais prevalente. Eu vi as pessoas gritando para os seus amigos nos picos de surf sobre o que [inserir lista de palavrões] eles acham que uma pessoa que acabou de rabeá-los, se preparando para lutas e geralmente deixando as ações de uma pessoa arruinar o resto inteiro do seu dia.

E eu mesmo vi isso nos casos em que a pessoa errada pediu desculpas, que eu geralmente tomo como um sinal de que eles não tinha a intenção de fazê-lo, ainda assim você vê surfistas remar para longe com um olhar de fúria que você espera de alguém que acabou de bateu na sua própria mãe.

Se alguém acidentalmente fez barbeiragem na rua e pede desculpas, você não vai fazer cara feia ou dar um grito, você iria aceitar o pedido de desculpas, como um adulto razoável.

Então, por que não fazer o mesmo quando surfamos? A atividade que é supostamente relaxante e agradável. Você pode até mesmo jogar um "Não se preocupe, significa que a próxima é minha" para uma boa medida se você quer assim que todos saibam onde você está, mas, pelo menos, aceitar o pedido de desculpas.

E se eles não se desculpar? Apenas deixe ir. Mesmo se eles sabiam claramente o que eles estavam fazendo e se gabaram disso (eu vi isso acontecer em um número de ocasiões), não vale a pena. Tudo o que você vai conseguir por ficar com raiva é arruinar a sua própria sessão de surf. Não vai trazer a onda de volta. Talvez se você ameaçar violência física poderá fazer a pessoa em questão desistir de fazer novamente, mas pode também resultar em você gastar o resto do tempo que você poderia estar surfando com uma briga na praia. Eu sei o que eu prefiro estar fazendo.

O surfe deve ser divertido. A menos que você seja um surfista profissional (e talvez seja mesmo) o surf é um passatempo. Um que realmente te consome muito, mas ainda um passatempo, que, por definição, significa que é algo que é feito para o prazer. Assim, o foco em curso é obter a próxima onda que vai permitir que você tenha diversão, em vez das ações de algum outro idiota na água.

Como diz o ditado:

"O melhor surfista lá fora, é o que tem mais diversão." - Phil Edwards

Fonte: The Inertia

Comentários

Galerias | Mais Galerias