#local 
Pernambuco - Brasil

Pernambuco Carnaval e Surf

Gustavo Foerster

O litoral de Pernambuco é famoso por diversos Point Breaks de qualidade em suas praias. Um estado com uma cultura forte, que tem um dos maiores Carnavais do mundo, se destaca também pelo seu potencial no surf

Eventos de grande porte acontecem em Maracaípe e a região tem experimentado um grande crescimento econômico. Uma dessas novas grandes obras nos leva a Reserva do Paiva. Pra quem não sabe, o Paiva era palco de muito surf nos anos 80 e 90 antes dos ataques de tubarão se tornarem frequentes em nosso litoral. O local era de difícil acesso, a única forma era atravessando um rio remando. Do outro lado, altas ondas e um visual paradisíaco faziam a cabeça da galera.

Nessa trip ao estado onde nasci, pude ver o quanto o surf voltou a bombar em novos picos como Nordestão, Itapuama, Pedra do Xaréu. A sede da Real Magia do shaper Claudio Marroquim em Itapuama tem surf e kite na porta e um delicioso açaí. Maraca e Porto sempre com boas ondas também, mas o estado inteiro agora respira surf e o esporte tem se destacado como fator de desenvolvimento do estado.

Conferi o Carnaval, as ondas, mas o vento ainda não apareceu. Essa época é verão por aqui e as ondas em alguns dias ficam divertidas, em outros dias um completo flat... Mas com boa disposição é possível se divertir nas marolas. No inverno os picos ficam casca grossa, com tubos e diversas bancadas funcionando a todo vapor.

Isso mostra que assim como no Ceará, Pernambuco e outros estados, o Surf tem sido encarado como uma grande ferramenta que pode gerar negócios, promover saúde, oportunidade para crianças e recursos gerados através de eventos e ações de turismo.

Viva o Surf, Viva Pernambuco e Viva Olinda...

Comentários

Galerias | Mais Galerias