#ecologia 
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Praia, parque e mar em Ipanema palco de ação voluntária de limpeza

Glenn Suba

No dia 19 de junho, um grupo voluntário internacional promoveu uma ação de limpeza em uma área situada entre Ipanema e Copacabana, em uma união de esforços de delegações dos países presentes na Rio+ 20 e representantes da sociedade civil

Cerca de 200 participantes de várias nacionalidades colaboraram com a ação que teve duas horas de duração, começando às 10h da manhã de terça-feira, dia 19. A limpeza abrangeu o Parque Garota de Ipanema, a praia do Diabo, a pedra e a praia do Arpoador. Houve também uma ação subaquática, sujeita às condições climáticas, liderada pelos mergulhadores locais, que limparam as lajes e rochas do Arpoador, abaixo do nível do mar.

O lixo coletado será utilizado na criação de uma instalação artística no local, com o intuito de comunicar a necessidade urgente de uma ação cooperativa global, com o intuito de salvar o meio ambiente dos danos permanentes causados pela disposição incorreta do lixo. A ação é intitulada World Cleanup Rio+20 e é parte do movimento internacional World Cleanup 2012, conhecido pelo lema Let’s Do It!, que já une comunidades ativas em 94 países.

Um dos fundadores do movimento, Rainer Nõlvak, explica que o intuito é mostrar que não há fronteiras para se tratar de questões globais como essa e que é necessário que se tomem medidas reais urgentes envolvendo populações do mundo todo.

O experiente ativista ambiental e consultor Glenn Suba julga ser de extrema importância uma abordagem mais ampla para o tema dos resíduos. “Está tudo conectado. Cada ação ou falta de ação tem a sua conseqüência. Nosso impacto nos ecossistemas e oceanos do mundo é muito sério, dada a quantidade de plástico, lixo, esgoto, produtos químicos tóxicos e absorção de CO2, causando um processo de acidificação”, explica Suba.

Segundo o presidente do Instituto-E, Oskar Metsavaht, para que se melhore a nossa forma de habitar esse planeta, é necessário que estejam a disposição novas soluções, desenvolvidas pelas pessoas, o que significa produtos e serviços sustentáveis. “É nisso que focamos no Instituto-e. Cada pessoa e cada organização do planeta tem a capacidade de promover mudanças reais agora e é isso que pretendemos mostrar com essa ação real, que reúne pessoas de todo o mundo”, explica ele.

Existem mais de 200 milhões de toneladas de lixo ilegal no mundo e é esse o foco da World Cleanup 2012 que, de 24 de março a 25 de setembro de 2012, promove ações de um dia de limpeza em 94 países.

A ação no Rio de Janeiro está sendo organizada com o apoio do Instituto-E, DHL, Brasili/s Soluções em Sustentabilidade, VideVerde, NIMA PUC, Ambiente Responsável GSA e ActionShop Serviços Ambientais. Já o movimento global conta com o apoio de: Skype, Outfit7, Estonian Air, Estonian Government e Carlson Rezidor Hotel Group.

World Cleanup Rio+20

Data: 19 de junho de 2012

Horário: 9:30h às 12h

Local: Parque Garota de Ipanema

Ponto de encontro: Portão do Parque Garota de Ipanema, na Rua Francisco Otaviano

Anfitriões do evento: Oskar Metsavaht, Presidente do Instituto-e e Cônsul Honorário da Estônia no Rio de Janeiro. Rainer Nõlvak, fundador do movimento internacional Let's Do It!

Mais informações:

Instituto-E – (21) 2529-2876

Mais informações (em inglês):

Tiina Urm, Head of communications

World Cleanup 2012

Phone: +372 53000515

E-mail: tiina@letsdoitworld.org

Homepage

Facebook page

Twitter

Comentários

Galerias | Mais Galerias