#inovação #ecologia 
Japão

Primeiro Sistema de Limpeza Oceânico Será Implantado em 2016

Ocean Cleanup

Com a Implantação, o sistema de limpeza oceânico vai se tornar a mais longa estrutura flutuante na história da humanidade.

Boyan Slat, 20 anos, fundador e CEO da Ocean Cleanup, anunciou hoje que o primeiro sistema do mundo para limpar passivamente a poluição de plástico dos oceanos será implantada em 2016. Ele fez o anúncio na maior conferência de tecnologia da Ásia, o Fórum Digital de Seul, na Coréia do Sul.

A matriz está prevista para ser implantada no segundo trimestre de 2016. A viabilidade de implantação, ao largo da costa de Tsushima, uma ilha localizada nas águas entre o Japão e a Coréia do Sul está sendo pesquisada.

O sistema terá um comprimento de 2000 metros, tornando-se assim a estrutura mais longa flutuante a ser implantada no oceano (batendo o recorde atual de 1.000 m detidos pela Tokyo Mega-Float). Ficará operacional por pelo menos dois anos, pegando a poluição de plástico antes que ela chegue à costa do local de implantação proposto da ilha de Tsushima. A ilha Tsushima está avaliando se o plástico pode ser usado como uma fonte de energia alternativa.

A escala do problema da poluição de plástico, pelo qual, no caso da ilha de Tsushima, cerca de um metro cúbico de poluição por pessoa chega na praia a cada ano, levou ao governo local japonês a procurar soluções inovadoras para o problema.

A vontade de implantação representa um marco importante na missão da Ocean Cleanup para remover a poluição plástica dos oceanos do mundo. Dentro de cinco anos, após uma série de implantações em escala crescente, a Ocean Cleanup planeja implantar um sistema de 100 quilômetros de extensão para limpar cerca de metade da grande mancha de lixo do pacífico, entre o Havaí e a Califórnia.

Boyan Slat, fundador e CEO da Ocean Cleanup falou: "Cuidar do problema do lixo dos oceanos do mundo é um dos maiores desafios ambientais que a humanidade enfrenta hoje. Não só este será a primeira matriz de limpeza a contribuir para águas e costas mais limpas, mas ao mesmo tempo é um passo essencial em direção ao nosso objetivo de limpar a grande mancha de lixo do pacífico. Essa implantação nos permitirá estudar a eficiência e a durabilidade do sistema ao longo do tempo.

Fonte: Ocean Cleanup

Comentários

Galerias | Mais Galerias