#análise #previsão #surfguru #surf #longboard #bodyboarding 
Brasil

Primeiro swell de Inverno chegou e o #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

Ondulação com potência alta devido ao alto período encosta na costa leste brasileira e promete altas ondas.

Aloha galera!

Temos uma nova ondulação de sudeste chegando à costa leste do Brasil e deve movimentar bem o fim de semana e o início da semana que vem. Além disso, no radar já podemos ver a formação de uma ondulação de sul-sudoeste que chegará na região Sul e no RJ e em SP.

Se liga na análise para não perder nada!

Rio Grande do Sul

No RS, o mar deve ficar balançado com três ondulações diferentes influenciando o litoral. Isso não quer dizer que não vamos ter ondas, mas será necessário procurar as praias que recebem bem as ondulações de leste-nordeste, ondulação predominante nesse fim de semana. O mar sobe no sábado (26/06), passando dos 2m de altura. O vento deve ajudar se mantendo ameno ao longo dos dois dias.

Na segunda-feira (28/06), a ondulação vira para sul-sudoeste, chegando a 2,5m e 8 segundos de período. O vento de sudoeste entrará junto com a ondulação e deve atrapalhar as condições nesse dia e na terça-feira (29/06).

mapa espectral  e de periodo par atorres

Mapa do período e espectral do dia 28/06  para Torres- RS

Santa Catarina

Já em SC, a ondulação de leste será predominante durante o sábado (26/06) e seu período subirá no fim do dia, chegando aos 11 segundos. Já no domingo (27/06), a ondulação ganha tamanho e perde tempo de período, chegando aos 2m com 8 segundos de período. Devemos ter boas ondas nos dois dias, principalmente com o vento de noroeste pela parte da manhã.

Já na segunda-feira (28/06), o vento de sul-sudoeste aperta e pode atrapalhar um pouco a formação das ondas em alguns picos. Além disso, a ondulação predominante passa a ser uma de sul, com 1,7m e 7 segundos de período. Na terça-feira (29/06), o mar perde tamanho e segue balançado.

grafico de altura das ondas para floripa

Gráfico da altura das ondas para Floripa - SC

grafico de vento para floripa

Gráfico do vento para Floripa - SC

Paraná

No PR a situação só muda mesmo no domingo (27/06) com a chegada da ondulação de leste e chega a 1,5m com 8 segundos de período. Devemos ter boas ondas com o auxílio do vento de noroeste que ajudará na formação das ondas com intensidade moderada. 

Na segunda-feira (28/06), uma ondulação de sul-sudeste também encosta e deve balançar o mar com um período bem curto - 7 segundos. Mesmo assim, com a presença da ondulação de leste, ainda devemos ter boas ondas. O problema, tanto na segunda-feira quanto na terça-feira (29/06), será o vento sul forte, rodando para sudoeste em algumas horas do dia. 

Vale destacar que a partir de quarta-feira (30/06) uma ondulação de sudeste com período acima dos 10 segundos pode fazer rolar boas ondas. Fique de olho em nosso site!

mapa espectral e de periodo para matinhos

Mapa do período e espectral do dia 28/06 para Matinhos-PR

São Paulo

Em SP, a ondulação sobe de leste-sudeste no fim de sábado (26/06) com 11 segundos de período e já devemos ter boas ondas. No domingo (27/06) o mar sobe ainda mais e chega aos 2m de altura. Assim como nos estados do Sul, não será um swell limpo chegando, com influência de outras ondulações na costa. 

Na segunda-feira (28/06), o período sobe ainda mais para 12 segundos e deve continuar rolando altas ondas, assim como na terça-feira (29/06) com a ondulação de sudeste predominando no litoral. O problema é o vento que aperta, diferente do fim de semana que estará bem ameno. Além disso, o vento vira de sudoeste e pode atrapalhar bastante em algumas praias.


Chega uma outra ondulação, também de sudoeste, a partir de quarta-feira (30/06) e pode fazer o mar reagir, vale acompanhar!

grafico de altura das ondas para ubatuca

Gráfico de altura das ondas para Ubatuba-SP

gráfico de vento par aubatuba

Gráfico do vento para Ubatuba-SP

Rio de Janeiro

No RJ, a ondulação de leste-sudeste deve predominar por mais tempo. Ela encosta no sábado (26/06) e sobe para 2m com 11 segundos, Essa condições devem permanecer até segunda-feira (28/06), quando o mar perde um pouco de tamanho. Teremos dias de altas ondas com vento terral na maioria das praias. 

A previsão indica que na metade de segunda-feira também entra um vento de sudoeste e uma outra ondulação chega na terça-feira (29/06), da mesma direção sudoeste. A intensidade do vento deve atrapalhar a formação na maioria dos picos do estado, então deverá ser necessário buscar os picos protegidos que recebem o vento dessa direção. 

Vale destacar que a ondulação de sudoeste que entra na terça-feira tem potencial para permanecer ao longo da próxima semana, então é importante seguir checando a previsão.

mapa espectral e ede periodo para rj

Mapa do período e espectral do dia 28/06  para Rio de Janeiro-RJ

Espírio Santo

No sábado (26/06), começamos a sentir os primeiros pulsos de um belo swell oceânico de sudeste que se formou bem na frente da costa capixaba. Teremos 1,7m com 11 segundos de período de sudeste, vento fraco a moderado cedo, podendo ser um terral de oeste virando para um leste-nordeste no decorrer da manhã. Podemos ter boas ondas cedo tanto nos corais quanto nos picos de areia. 

No domingo (27/06) o swell entra com força total e devido a sua direção bem de sudeste e o período alto devido a distância que esse swell se formou, poderemos ter ondas maiores do que o previsto no oceano, que está marcando um pico de 2,5 m com 14 segundos e 122 graus de sudeste. Esse é o swell perfeito para as bancadas de corais capixabas! Poderemos ter ondas com mais de 3 metros nos picos mais lá fora e nas bancadas que recebem bem o swell com essa direção. O vento deve ficar um terral fraco de oeste durante a manhã e um leste-nordeste fraco a moderado no resto do dia. Devido a maré bem seca por volta das 11 horas às condições devem ficar clássicas em diversos picos de corais e deve rolar o dia inteiro. Com o mar crescendo e com a maré enchendo pode inclusive rolar alguns picos raros de beira. 

Na segunda-feira (28/06) o swell se mantém com 2,4m, 13 segundos de período e ainda de sudeste. O terral fica ainda mais certo de noroeste pela manhã e as ondas devem estar ainda mais perfeitas e encaixadas nas bancadas capixabas, sendo condições clássicas.

Na terça-feira (29/06) o swell começa a baixar, mas ainda teremos altas ondas com 2m, 12 segundos de períoso, sendo mais um dia de condições clássicas, com o terral perfeito de noroeste pela manhã, maré um pouco mais cheia cedo, podendo já começar a rolar bom tubos nos picos de areia. Porém o destaque ainda continua sendo os picos de corais do norte do estado com a maré secando.

grafico de altura das ondas para vila velha

Gráfico da altura das ondas para Vila Velha-ES

grafico de vento para vila celha

Gráfico do vento para Vila Velha-ES

Bahia

Chegando ao Nordeste, podemos perceber como a ondulação de sudeste chegará de frente na costa. Assim como rolou na semana passada (dias 16 até 22), a expectativa é que tenhamos altas ondas em vários picos. No dia de sábado (26/06), o mar sobe rapidamente no fim do dia e domingo (27/06) ele estará com 2m de altura. Entre domingo (27/06) e segunda-feira (28/06)  a altura deve ficar estável com o período variando entre 12 e 15 segundos.

A partir de terça-feira (29/06) a ondulação começa a diminuir, mas ainda devemos ter boas ondas, assim como na quarta-feira (30/06), quando as ondas ainda terão 2m de altura com 12 segundos de período. O vento predominante deve ser de sudeste, por isso é importante procurar os picos certos e as condições de cada um para pegar a melhor hora do dia!

mapa espectral e de periodo para salvador

Mapa do período e espectral do dia 27/06 para Salvador-BA

Sergipe

Em SE, a ondulação só chega mesmo no domingo (27/06), já com 2,4m de altura e 13 segundos de período. Ao longo do dia o mar deve ganhar ainda mais força. Já na segunda-feira (28/06) estabiliza com 2,7m e o período que terá chegado a 15 segundos, já estará diminuindo, na casa dos 13. 

Assim como na BA, na terça (29/06) e na quarta-feira (30/06), a ondulação vai perdendo força lentamente, deixando as condições ainda muito boas. Teremos mais de 2m de altura e 12 segundos de período chegando na praia. Outro fator parecido com a BA é o vento de sudeste constante ao longo de todos os dias da análise. Por isso, checar o seu pico específico é bem importante!

grafico de altura das ondas para Aracaju

Gráfico da altura das ondas para Aracaju-SE

grafico de vento para aracaju

Gráfico do vento para Aracaju-SE

Alagoas

Em AL, o mar até começa a reagir no sábado (26/06), mas só deve ter surf mesmo a partir de domingo (27/06) com a chegada da ondulação de sul-sudeste. No domingo mesmo ela chega a 2,7m de altura com 13 segundos de período, com um pico de 14 segundos. 

O destaque da ondulação vai para a constância da direção, período e altura, ficando estável entre domingo e terça-feira (29/06). Apenas na quarta-feira (30/06) a ondulação começa a diminuir, mas ainda devemos ter altas ondas acima dos 2m com 11 segundos de período. É importante seguir acompanhando a evolução da ondulação para não ser pego de surpresa. O vento promete ajudar mais que nos outros estados do Nordeste, com intensidade menor e rodando para terral em alguns momentos.

mapa espectral e de periodo para maceio alagoas

Mapa do período e espectral do dia 27/06  para Maceió - AL

Pernambuco

PE é outro estado que vai receber muito bem essa ondulação de sudeste. A partir de sábado (26/06) o mar começa a reagir e no domingo (27/06) já teremos 2,6m com 14 segundos de período. A ondulação começa  a perder intensidade muito lentamente, na segunda-feira (28/06) ainda terá a mesma altura com o período de 13 segundos. 

Já na terça-feira (29/06) a ondulação segue com 13 segundos de período mas desce para baixo dos 2,5m. E na quarta-feira (30/06) desce ainda mais para 12 segundos com 2,3m de altura.  Quinta-feira (01/07) ainda devemos ter boas ondas antes do swell ir embora de vez. Aqui, o vento predominante volta a ser o sudeste, sendo necessário olhar a previsão do seu pico preferido para poder pegar a melhor hora do dia.

grafico de altura das ondas em recife-pe

Gráfico da altura das ondas para Recife-PE

grafico de vento para recife - pe

Gráfico do vento para Recife-PE

Fernando de Noronha

Em Noronha a ondulação começa a reagir no domingo (27/06) e prepara a galera para o dia da Quixabinha, que deve ser segunda-feira (28/06). Podemos ter boas ondas entrando com 1,7m e 12 segundos de período chegando de sul-sudeste. Além disso, a maré baixa deve ajudar a deixar as condições bem secas para os tubos!

Ainda podemos ter boas ondas na terça-feira (29/06), com a ondulação se sustentando com 1,5m e os mesmos 12 segundos de período. O vento predominante também deve ser de sudeste, então vale a regra dos cacimbeiros: tem que esperar a hora boa na praia para pegar o terral!

mapa espectral e de periodo para Noronha

Mapa do período e espectral do dia 28/06 para Noronha

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!


 

Comentários

Galerias | Mais Galerias