#ondas grandes #ondas extremas #treinamento 
Maui Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Quase Morte em Jaws e 11 Requisitos Antes de Surfar Monstros

Archie Kalepa

Lá pelos primeiros dias de Jaws, em torno de 1999, você não tinha que usar coletes salva-vidas. E foi em um desses dias que eu vivi a minha experiência mais próxima da morte.

Não estava realmente um dia grande, talvez 15 pés, talvez 12. Eu acho que é mais perigoso quando está menor lá fora, porque você vai ficar mais no inside - e a próxima coisa que acontece é que você é pego, ou você é menos cauteloso, que foi o que aconteceu comigo. Estava ficando tarde, e naquela época era apenas alguns caras lá fora. Eu ficava dizendo, "Mais uma onda, mais uma onda."

Em seguida, ela veio.

Eu lembro que eu estava tentando ser brincalhão na onda. Mas, em seguida, BAM, tomei uma direto sobre a minha cabeça. O impacto e a força foram tão grandes que ela me levou para o fundo. Agora lembre-se, não havia coletes salva-vidas na época.

Eu tinha os olhos bem abertos. Tudo estava completamente escuro. Lembro-me de olhar em volta. Era preto, todos os 365 graus, e foi me engolindo por completo.

Lembro-me de dar umas 20 ou mais braçadas para tentar voltar à superfície. Depois de fazer isso e não ver quaisquer sinais de luz - basicamente não sabia se eu estava mesmo em qualquer lugar perto da superfície - eu parei. Lembro-me de falar comigo mesmo: "Isso não é bom. Isso não é bom. Isso não é bom." Eu não entrei em pânico. Eu não sei por que eu não entrei em pânico. Eu simplesmente parei.

Eu ainda tinha os olhos bem abertos. Tudo ainda estava completamente escuro. E foi nesse momento que eu tive esta conversa pacífica com Deus - foi uma das experiências mais tranquilas que já tive. Eu não sei lhe dizer com foi isso.

Neste ponto, eu tinha alcançado a marca de quatro minutos desde que foi cortada a alimentação de ar. E na marca de quatro minutos, eu ainda estava sob a água. Lembro-me de dar mais 20 braçadas. Ainda sem luz. No entanto, algo me disse para não desistir. Então, eu lutei por mais 12 braçadas. Finalmente, foi ficando mais brilhante! Pouco tempo depois, talvez mais 15 braçadas, eu rompi na superfície.

A patrulha de resgate veio para mim. Eu mal podia aguentar. Olhando para cima, eu vi o cara que veio para mim chorando.

Eles me puxou para o lado, fora da linha de arrebentação, e Darrick Doerner dirigiu-se a mim em um jet ski. Ele disse, exasperado: "Archie, quando o sol bate nas montanhas a oeste de Maui, acabou. Quando o sol vai para trás da montanha, não resta muito tempo para lhe procurar! "

Algumas semanas mais tarde, eu tive tempo para refletir sobre tudo e realmente avaliar o que aconteceu, bem como o que Darrick disse. Buzzy Kerbox me disse que eu levei três ondas na cabeça, e todos eles pensaram que era meu fim, eu era um caso perdido.

Desde que toda essa experiência aconteceu, a minha perspectiva mudou. Evoluiu, realmente. Toda vez que eu surfo lá, ou em qualquer pico ou lugar que eu sinto que é perigoso, eu presto mais atenção em quem está ao meu redor. Essas são as pessoas mais importantes na sua vida nesses grandes momentos, dizendo - sua equipe e a consciência da situação, que em última análise devem andar de mãos dadas.

E, como resultado de me dedicar a um treinamento mais intenso e aumentar a minha preparação, eu estou na melhor forma da minha vida. Assim, com tudo isso em mente ...

11 Requisitos para Surfar Monstros

1. Treino. Em seguida, treino novamente. E treinar um pouco mais. Certifique-se de que está incluindo um monte de exercícios cardiovasculares.

2. Ioga é realmente, realmente, realmente bom para você.

3. Aprenda ressuscitação cardio respiratória, uma necessidade absoluta para o surfe de ondas grandes. É uma pequena comunidade, por isso temos de nos mantermos mutuamente seguros.

4. Tenha uma aula de salva-vidas. Tenha uma aula de primeiros-socorros. E mantenha-se atualizado em todas as oportunidades, para aprender as técnicas mais recentes.

5. Trabalhe com outros surfistas ondas grandes - isto é para que as pessoas ao seu redor naqueles cenários de ações rápidas - tenham um plano quando surf está perigoso. Sempre tenha um plano, você não quer estar pensando em um quando você ou seu melhor amigo estiver girando debaixo d'água.

6. Prepare, verifique e conheça o seu equipamento. Enquanto aqueles que o rodeiam são as pessoas mais importantes na sua vida nesses grandes momentos, o seu equipamento é igualmente importante. Não descubra isso durante o surfe. Uma bomba em Pe'ahi não é o lugar para testar o equipamento que você nunca se familiarizou antes.

7. Tenha todas as aulas que irão minimizar você estar indefeso embaixo d'água ou na situação em que você fica preso embaixo das ondas. Os exercícios de respiração são ótimos, faça cursos de mergulho livre em profundidade com profissionais quando as oportunidades se apresentarem.

8. Em caso de dúvida, não vá lá fora.

9. Conheça os seus limites. Saiba quando dizer quando.

10. Procure a experiência de outros que ficaram nessas situações antes.

11. Acima de tudo, confie no seu instinto. Se você estiver devidamente preparado, então você vai saber o que fazer - e esse é o objetivo para todos os envolvidos.

Fonte: The Inertia

Comentários

Galerias | Mais Galerias