#alerta 
Fernando de Noronha - Brasil

Raridade à vista! Swell de Sul chega à Noronha nessa semana

Equipe Surfguru

As ondulações de Sul que estão no Sul e Sudeste tem força para subir e chegar ao paraíso brasileiro, podendo fazer picos raros funcionarem na ilha.

A previsão é bem otimista para a chegada das ondulações. A sequência de pulsos com boa intensidade garantiu que o swell percorra todo o caminho até chegar a Noronha e faça picos "alternativos" quebrarem.

grafico de altura das ondas para noronha marco 2021

Gráfico de altura das ondas para Noronha entre os dias 01/03 e 05/03

grafico de vento para noronha marco 2021

Gráfico de vento para Noronha entre os dias 01/03 e 05/03

Então confira aí o que pode rolar nessa semana!

Dia 28/02

A partir de amanhã o pulso chega em Noronha, porém ainda muito fraco. A direção no mapa espectral mostra que a ondulação de sul-sudoeste (194 graus), com 0,2m de altura e 15 segundos de período.

O destaque da ilha ainda vai ser o lado que recebe bem as ondulações do quadrante Norte, que recebem um swell (358 graus) de 1,6m e 15 segundos de perído e promete dar boas ondas na Cacimba. Porém, os ventos de leste devem atrapalhar a formação em alguns picos.

mapa espectral para noronha fev/ 2021

Mapa espectral do dia 28

Dia 01/03

Na segunda-feria, o swell de Sul vai ter ganhado força, mas ainda não o suficiente. Como o pulso mais potente está passando hoje, dia 27/02, pelo sudeste, ainda levará alguns dias até chegar à Noronha. Por isso, mesmo com 0,7m, 14 segundos de período e direção de 194 graus, ainda não será a melhr condição. Talvez ja role umas ondas no  meio da praia da Cacimba, no famoso Coqueirinho.

O destaque ainda será o outro swell da ilha, pois a ondulação de Norte (4 graus) ainda estará funcionando bem com 1,6m e 14 segundos de periodo. Mas essas condições propiciam um efeito refratário que deve ajudar ainda mais as chacnces de quebrar os picos "alternativos"!

mapa espectral para noronha mar/2021

Mapa espectral do dia 01

Dia 02/03

A partir de terça-feira, já podemos dizer que a ondulação de Sul chegou de vez. A cor amarela no nosso mapa espectral mostra como a força do swell terá aumentado consideravelmente. Com a mesma direção de 194 graus, ele estará bem alinhado e a sua altura de 0,9m e 14 segundos de período prometem fazer boas ondas rolarem de novo no Coqueirinho.

O swell de Norte ainda vai estar com uma boa intensidade, com 1,2m e 12 segundos de período, então devem rolar ondas na ilha. O vento leste deve ser responsável por mexer um pouco na formação das ondas, então é necessário checar como ele entra em cada pico.

mapa espectral para noronha mar/2021

Mapa espectral do dia 02

Dia 03/03

O pico do swell é na quarta-feira, quando essa ondulação que hoje está no Rio de Janeiro chegará à Noronha. O fato dela ser a última ondulação e mais forte das sequência, garante que ela esteja bem alinhada e limpa. Por isso, a promessa é de altas ondas nas esquerdas da Quixabinha, na praia do Bode. A ondulação chega com direção de sul-sudoeste (194 graus), 1,2m e 15 segundos de período. Podemos no mapa espectral ver como a cor vermelha indica a potência elevada da ondulação.

Também na quarta, as ondulação de Norte se desloca um pouco e fica de norte-nordeste (10 graus), 1,2m e 10,5 segundos de perído. O vento de leste-sudeste ainda deve atrapalhar a formação das ondas, então é um fator a ser observado.

mapa espectral para noronha mar/2021

Mapa espectral do dia 03

Dia 04/03

Na quinta, o swell começa a baixar e perder força, mas ianda teremos boas condições nos picos "alternativos" da ilha. A direção fica ainda mais de Sul (188 graus), com 1,1m de altura e 13 segundos de período. A Quixabinha, a esquerda do Bode, deve continuar funcionando muito bem.

O swell de Norte estará com a diração dos 8 graus, 1m de altura e 10 segundos de período, ajudando na formação dos picos que funcionam pelo o efeito da refração. 

mapa espectral para noronha mar/ 2021

Mapa espectral do dia 04

Dia 05/03

A sexta promete ser o dia da despedida... Mas a Quixabinha ainda deve estar funcionando com o swell ainda mais de Sul (186 graus), com 1m de altura e 12 segundos de período.

Além disso, o swell de Norte também vai estar estável, com 1m e 10 segundos vindo da direcão dos 4 graus. O vento leste-sudeste seguirá sendo um fator importante para o surf na ilha!

mapa espectral para mar/2020

Mapa espectral do dia 05

Mas não fique triste que já tem ondulação de Norte nova no radar para a outra semana, mas é um papo para outra hora...

grafico de ondas Fernando de Noronha marco 2021

Gráfico de altura para Noronha entre os dias 05/03 - 09/03

mapa de período para noronha marco 2021

Mapa de período do dia 07/03

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

 

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias