#wsl #profissional #surf #notícias #atletas 
Brasil

Rip Curl WSL Finals retorna para Lower Trestles em 2022

João Carvalho - WSL

Billabong Pro Pipeline abre a temporada e todas as etapas serão disputadas por homens e mulheres

LOS ANGELES, Califórnia/EUA (Terça-feira, 18 de janeiro de 2022) - A World Surf League (WSL) anuncia hoje a praia que vai sediar o Rip Curl WSL Finals esse ano e o calendário atualizado do Championship Tour (CT) de 2022. Como parte do contrato de três anos com a Rip Curl, a segunda edição da decisão dos títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals, também será realizada em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, como em 2021. A competição acontece em um único dia, dentro do período de 8 a 16 de setembro, uma época ideal de boas condições para as ondas de alta performance de Lower Trestles.

A temporada 2022 do World Surf League Championship Tour terá dez etapas e a do Brasil será a oitava. O Oi Rio Pro apresentado pela Corona retorna ao calendário depois de 2 anos, na data de 23 a 30 de junho em Saquarema, já na reta final para definir os top-5 e as top-5 do ranking, que vão decidir os títulos mundiais de 2022 em San Clemente.

"A edição inaugural do Rip Curl WSL Finals foi um grande sucesso", disse o CEO da WSL, Erik Logan. "Ver os 5 melhores do ano se enfrentando em ondas incríveis e os títulos mundiais feminino e masculino sendo decididos no mesmo dia, na água, pela primeira vez, foi muito especial. Esse novo formato cativou nosso público e impulsionou o esporte como nunca visto antes. Foi o dia com a maior audiência digital da história das transmissões ao vivo da WSL. Então, estamos todos empolgados em retornar para Lower Trestles nesta temporada".

A Rip Curl prossegue com seu compromisso de apoio ao surfe profissional, através do contrato de três anos para a realização do Rip Curl WSL Finals, com sua segunda edição sendo anunciada para o mesmo palco da estreia do evento em 2021.

“Estamos extremamente felizes com a confirmação do Rip Curl WSL Finals por mais um ano em Lower Trestles”, disse Brooke Farris, CEO da Rip Curl. "É uma onda de alta performance e com qualidade internacional, um cenário perfeito para os melhores surfistas do mundo ultrapassarem os limites dentro d´água. A nossa marca nasceu em Bells Beach, na Austrália, mas a Rip Curl tem um legado incrível em Trestles, que é o coração do surfe na Califórnia. Estamos muito animados em continuar construindo a história da Rip Curl nessa parceria com a WSL, para coroar os campeões mundiais absolutos do nosso esporte”.

Novo formato do CT terá todas as etapas combinadas para homens e mulheres competirem

Pela primeira vez na história, todas as etapas do World Surf League Championship Tour formarão um calendário único para as categorias masculina e feminina, mantendo-se a igualdade na premiação para homens e mulheres. O novo formato do CT também apresentará um corte de participantes no meio da temporada, antes de definir os classificados para o Rip Curl WSL Finals em Lower Trestles.

A temporada regular do WSL CT de 2022 terá 10 eventos passando por sete países, começando em janeiro com a realização da primeira etapa 100% masculina e feminina nas lendárias ondas do maior palco do esporte, Banzai Pipeline, no Havaí. Outra atração é o retorno de G-Land, na Indonésia, após 24 anos para os homens e onde as mulheres competirão pela primeira vez. 

Já a grande novidade é a estreia de El Salvador no WSL Championship Tour e os/as melhores surfistas do mundo também voltarão ao Brasil após 2 anos, para disputar o Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema. A temporada regular vai até agosto, quando no Taiti serão definidos os top-5 e as top-5 que participarão da segunda edição do Rip Curl WSL Finals em setembro.

Calendário do WSL Championship Tour 2022: 

1.a etapa: Jan 29-10 Fev: Billabong Pro Pipeline no Havaí

2.a: Fev 11-23: Hurley Pro Sunset Beach apresentado por Shiseido no Havaí

3.a: Mar 03-13: MEO Pro Portugal em Supertubos, Peniche, Portugal

4.a: Abr 10-20: Rip Curl Pro Bells Beach em Victoria, Austrália 

5.a: Abr 24-04 Mai: Margaret River Pro em Main Beach, Western Australia

Corte do meio da temporada: Redução de 36 para 24 participantes na categoria masculina e de 18 para 12 feminina:

6.a: Mai 28-06 Jun: Quiksilver / ROXY Pro G-Land na Indonésia

7.a: Jun 12-20: Surf City El Salvador Pro apresentado pela Corona

8.a: Jun 23-30: Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, Brasil

9.a: Jul 12-21: Corona Open J-Bay em Jeffreys Bay, África do Sul

10.a: Ago 11-21: Tahiti Pro em Teahupo´o, Taiti

Os top-5 do masculino e as top-5 do feminino disputam os títulos mundiais:

Set 08-16: Rip Curl WSL Finals em Lower Trestles, Califórnia, Estados Unidos

Com novos locais e um circuito renovado, o WSL CT 2022 começará com 36 homens e 18 mulheres participando de cada etapa. No meio da temporada, o número de competidores será reduzido para 24 homens e 12 mulheres. Os top-22 do ranking masculino e as top-10 do feminino, já estarão automaticamente classificados para o CT de 2023 e seguirão disputando as vagas para o Rip Curl WSL Finals na segunda metade do circuito. A quantidade de 24 e 18 participantes será completada por wildcards (convidados), dois homens e duas mulheres em cada etapa, sendo um wildcard indicado pela WSL e o outro pelo evento em cada categoria.

Os rankings para definir quem continuará competindo na segunda metade da temporada, computarão os quatro melhores resultados nas cinco primeiras etapas. Os que avançarem, seguirão pontuando e também será descartado apenas o pior resultado para determinar os top-5 e as top-5. Ou seja, os rankings finais computarão nove das dez etapas realizadas.

Atualizações COVID-19 

A saúde e a segurança de nossos atletas, staff e das comunidades locais das competições, são de extrema importância para a WSL, que tem protocolos definidos para serem implementados em todos os eventos. A WSL continua monitorando a pandemia do COVID-19 e trabalhando em colaboração com parceiros governamentais e autoridades de saúde locais, para tomar as melhores decisões visando a segurança e saúde dos atletas do nosso esporte.

Com as complexidades para viagens internacionais durante esta pandemia e a natureza da situação, manteremos a flexibilidade para ajustar nosso calendário, caso haja necessidade. Todas as etapas e datas do circuito estão sujeitas a alterações, devido às restrições aplicáveis relacionadas ao COVID-19. A WSL continua trabalhando em nome dos nossos atletas, para que eles possam viajar com segurança durante toda a temporada de 2022

Assista Ao Vivo

O Billabong Pro Pipeline vai inaugurar a nova temporada no sábado, 29 de janeiro de 2022. O evento será transmitido AO VIVO pelo WorldSurfLeague.com, pelo WSL app, pelo YouTube da WSL e também pelos canais Sportv no Brasil.

Para mais informações, acesse o WorldSurfLeague.com

Comentários

Galerias | Mais Galerias