#tubarões #ecologia 
Sydney - Nova Gales do Sul - Austrália

Surfistas Protestam Contra a Eco-barreira Anti-tubarão "Perigosa" em Ballina

Elloise Farrow-Smith e Justine Frazier - ABC.net

150 surfistas reuniram-se em Ballina para protestar contra a instalação da nova barreira contra tubarão

A praia do Farol de Ballina, cena de três ataques de tubarão graves em 2015 - um deles fatal, teve uma nova eco-barreira de 650 metros instalada para tornar a área segura para surfar novamente. O problema é que alguns dizem que está dentro da zona de arrebentação e é perigosa.

Cerca de 150 pessoas se reuniram em um protesto organizado por Mark Hernage que disse que os moradores tiveram problemas com o impacto da barreira sobre o surf e o fato de que ela poderá ser um perigo no pico.

"A colocação proposta desta barreira é bem na zona de surf e até mesmo em diferentes ondas e condições, vai ser dentro da zona de arrebentação de modo que os surfistas pode ficar enganchados nessa rede", disse à ABC.Net.

"A colocação de barreira que nos propomos irá maximizar o que nós temos como surfistas e este belo lugar para surfar, mas [vai] também não ser um obstáculo ou perigo para nós," continuou o Sr. Hernage.

O prefeito de Ballina, David Wright disse que não podia compreender as preocupações de segurança da barreira. "Ela é feita com linha de pesca da espessura do seu dedo mindinho, não há nada para machucá-lo ou lhe agarrar, não há nada lá", ele disse no artigo ABC.net. "De fato, até o clube de surf acha que vai ser uma barreira salvadora."

Ele acrescentou: "Se um outro ataque acontecer, você (os manifestantes) vão ser moralmente responsáveis e essa barreira foi recomendada como a melhor coisa para proteger a praia."

Fonte: ABC.net

Comentários

Galerias | Mais Galerias