#treinamento 
Paraná - Brasil

Swimex inicia treino funcional de surf em Curitiba

Redação Lidemultimidia

A Swimex iniciou nesta semana as aulas do Swimex Surf Funcional, em Curitiba/PR, abrindo mais uma modalidade no programa de treinamentos funcionais da academia, que já contempla outros esportes como, Corridas de Rua, Triathlon, Muay Thai, Boxe e etc

Segundo o gerente de planejamento da Swimex, Rafael Tempo, o projeto foi desenvolvido para todas as pessoas, sejam elas atletas profissionais e amadores do esporte ou simplesmente alunos comuns que buscam uma melhora no condicionamento físico. Os treinos têm como pontos principais o equilíbrio físico e mental, força, explosão, flexibilidade, resistência física e cardiorrespiratória, características de um dos esportes aquáticos mais praticados no Brasil e no mundo. Para isso a Swimex fez a parceria com a empresa especializada em treinamentos desta modalidade, a Power Surf.

O surf tem se desenvolvido muito nas últimas décadas e através dos meios de comunicação tem influenciado milhões de praticantes e simpatizantes pelo mundo. “O Brasil tem aproximadamente 2,5 milhões de surfistas, sendo o oitavo esporte mais praticado no país, porém muitos deles não moram em cidades litorâneas, como é o nosso caso. O treinamento é um oportunidade destes atletas de fins de semana e até mesmo profissionais do estado, de ficarem mais preparados e melhorarem a performance na água”, declara Tempo.

O gerente técnico da Swimex, Fabricio Kozel, explica que o treinamento será dividido em três níveis de dificuldade, seguindo uma periodização estabelecida pela academia, que compõe variáveis de treino fraco, médio e forte. “Através da utilização de nossa periodização e progressão pedagógica nos exercícios, é possível que a evolução na modalidade ocorra tanto para o aluno iniciante quanto ao atleta profissional, como no caso do surfista paranaense Victor Valentim, atleta da academia, que já treina conosco”, afirma.

O treinamento – É uma alternativa na preparação física dos atletas do surf e que também pode ser utilizada pelos praticantes amadores. Esta metodologia de treinamento visa desenvolver as valências físicas mais importantes na prática da modalidade, priorizando exercícios que se assemelhem aos movimentos utilizados no esporte para gerar, com esse trabalho, estabilidade junto ao fortalecimento dos membros superiores e inferiores. A estabilidade é fundamental para os surfistas, sendo que a manobra flui do Core (centro do corpo) para as extremidades. O treinamento funcional para atletas do surf é uma tendência mundial e hoje já é praticada por grande parte dos grandes atletas do esporte nacional e mundial.

“Seguindo o princípio de que o praticante necessita de uma musculatura forte de membros superiores e inferiores para realizar movimentos mais eficazes no surf, o treinamento funcional irá trabalhar exercícios que tenham em sua característica a utilização do corpo como um todo, fazendo uso de toda a musculatura corporal e não apenas um músculo em específico (como no caso da musculação convencional), recrutando assim o maior número de fibras musculares possíveis”, declara Juliano Sanceverino Pilati, professor responsável pelas aulas na Swimex.

Além da parte física, o treinamento de aproximadamente 45 minutos tem uma parte dedicada ao equilíbrio mental do aluno, um ponto muito exigido no surf quando nos referimos às condições difíceis que o surfista encontra no mar, como condições climáticas adversas, tamanho e força de ondas.

“Nesta parte do treinamento utilizamos técnicas de respiração e concentração advindas do Yoga e Pilates, que se unem ao treinamento físico criando o que chamamos de técnica de Power Surf”, explica Sanceverino.

Já para Rodrigo Machado, um dos criadores do método, o Power Surf é a descrição completa da seqüência de gestos motores que o surfista realiza em cima da prancha. “Desde a simples subida na prancha até as manobras progressivas da nova geração, com movimentos elementares do surf adaptados para o solo, coordenados a técnicas respiratórias e bioenergéticas, originando a sistematização de um método exclusivo de aprendizagem, aperfeiçoamento técnico e treinamento da cadeia cinética das manobras do surf", cita Machado.

O gerente da Swimex revela que esta primeira etapa do projeto será realizada 100% em solo, mas já existem planos de levar uma parte dos treinos para a piscina da academia.

Serviço

Swimex Surf Funcional

Academia Swimex

Terças e quintas das 18h15 às 19h00.

Av. Cândido Hartmann, 1285 - Mercês Curitiba - PR, 80710-570

(41) 3336-5000

Comentários

Galerias | Mais Galerias