#política #comportamento 
Laguna - Santa Catarina - Brasil

Temporada da tainha inicia com acordo entre surfistas e pescadores

portaldailha.com.br

Na maioria das praias catarinenses já existe um acordo de convivência entre surfistas e pescadores de tainha

Na última quarta feira, 15 de maio, foi aberta oficialmente a temporada de pesca da tainha em todo litoral brasileiro, fonte de renda de muitas famílias e uma tradição no litoral catarinense, e também causa de alguns conflitos entre surfistas e pescadores, devido à interdição de algumas praias para a prática do esporte.

Em Santa Catarina, a Fecasurf – Federação Catarinense de Surf possui um acordo entre os surfistas e os pescadores, que pretende garantir a paz e a harmonia entre ambas às partes nesta época de pesca. Na maioria das praias catarinenses terá uma placa indicando se no local é permitida a prática de esportes. As placas têm bandeiras que quando erguidas sinalizam a presença de cardumes de peixe na área, não sendo permitida a prática de esportes, e quando abaixadas sinalizam área livre para prática de esportes.

A pesca da Tainha é uma tradição no litoral catarinense há muitos anos, assim como o surfe agora é profissão, e o sucesso deste acordo, é o respeito mútuo, declarou Fred Leite, presidente da Fecasurf. Uma dica para evitar conflitos, é quando chegar as praias fechadas dirigir-se primeiro aos barracos de pesca para obter as informações se realmente naquele dia a praia estará fechada para o surf, bem como, todo pescador deve manter o respeito para com os esportistas.

Em Florianópolis, as praias liberadas para a prática de esportes são: Praia da Joaquina, Praia Mole, Lagoinha do Leste, Matadeiro, a 500 metros do canto esquerdo da praia da Armação, a 500 metros do canto direito do Morro das Pedras, a 500 metros para a esquerda da estrada de entrada da praia do Moçambique, a 500 metros do costão das Aranhas na Praia do Moçambique, a 500 metros do canto direito da Praia do Santinho, a 500 metros do canto esquerdo da praia dos Ingleses.

Links Relacionados:

Reportagem Portal da Ilha

Comentários

Galerias | Mais Galerias