#equipamentos #quilhas 

Triquilha ou Quadriquilha? Quando usar uma ou outra

Adam Fischer - The Inertia

Com um número crescente de pranchas de surf que sai com a opção de cinco quilhas conversíveis, a questão que muitas vezes recebo é: "Qual é o melhor ... o tri ou o quad?"

Infelizmente, não há uma resposta simples para esta pergunta. Simplificando, ambas são ótimas, mas tudo depende do que você quer delas. Esta é a principal razão pela qual tantas pranchas são oferecidas com a opção de cinco quilhas.

Suas quilhas desempenham um grande papel no desempenho da sua prancha. Pela nossa experiência, as quilhas são responsáveis ​​por quase 40 por cento do desempenho da sua prancha. Alternar as suas quilhas, ou sua configuração de quilhas, desempenha um grande papel na forma de como será o desempenho de sua prancha.

A fim de alcançar uma melhor compreensão da utilidade das quilhas, é importante entender um breve histórico e evolução delas. A monoquilha surgiu a fim de ajudar a dar alguma direção e estabilidade às pranchas pesadas e ​​grandes. Ela foi aperfeiçoada ao longo do tempo para ajudar a produzir direção, proporcionando estabilidade. As quilhas individuais, por outro lado, entraram em cena para ajudar a soltar as pranchas, dando manobrabilidade, bem como uma melhor dirigibilidade.

Simon Anderson desenvolveu a triquilha para lhe dar uma vantagem sobre o projeto biquilha, porque ele era um surfista maior e com o pé mais pesado. Isso pode ter resultou em uma menor velocidade em comparação com a biquilha, mas ele obteve o elemento adicional de controle quando executava as manobras, o impedindo de derrapar na onda. Através da experimentação Simon foi capaz de encontrar um equilíbrio de movimentação, velocidade e controle.

A quadriquilha praticamente combina atributos da monoquilha com a triquilha. Acrescenta velocidade na onda sem a resistência e arrasto da quilha do centro em uma triquilha, mas com mais estabilidade e manobrabilidade mais controlada do que a biquilha. O truque com as quads, porém, é a colocação do grupo de quilhas. Se levarms as quilhas traseiras em consideração, quanto mais perto eles estão umas das outras e da rabeta, mais a sua prancha vai se comportar como uma triquilha. Quanto mais distantes elas estão e / ou colocadas mais para frente, perto das quilhas dianteiras, mais rápida a sua prancha vai ficar na onda, o que será semelhante a uma biquilha.

Então, por que ou quando você deve considerar a quad como uma opção?

A quad preenche esse vazio entre a triquilha e a biquilha. Todo mundo quer se o sentir mais rápido na onda, com a prancha mas solta, porém mantendo o controle. É precisamente quando a quad entra em jogo. Elas também podem ser colocadas em uso em ondas pesadas e tubulares, ou em ondas pequenas mais ladeira, dependendo da colocação dos conjuntos de quilhas, é claro.

Em dias de menores e mais ladeira, ter uma quad com as quilhas traseiras mais perto das bordas e um pouco mais para a frente realmente vai soltar a prancha. Isto permite manobras rápidas e jogar a rabeta com facilidade. Isso também lhe dará muito mais velocidade nas seções, pois não há nenhuma resistência de uma quilha central.

Para os dias ocos e maiores, as quads com as quilhas traseiras colocadas um pouco para trás e mais próximas irá fornecer velocidade extra e segurança na parede da onda. Você pode fazer linhas maiores em ondas mais cavadas com uma estabilidade extra por ter duas quilhas no trilho. Além disso, você vai ganhar velocidade extra por não ter nenhuma quilha de centro. Isto é essencial naquelas ondas pesadas onde não há muito espaço para se fazer manobras. Além disso, as quads são um toque mais rápido para fora da boca do tubo em comparação com uma triquilha. Assim que você pisar na prancha e dropar a onda, as quads irão lhe fornecer velocidade instantânea na onda em vez de você ter que bombear para dar velocidade à sua prancha.

Quando considerar usar uma triquilha?

Há uma boa razão pela qual a configuração triquilha tem sido, e continua a ser, o normal para as pranchas de surf ao longo dos últimos 30 anos. Simplificando, elas são previsíveis e elas funcionam. Mas se as quads são tão funcionais, por que pensar na triquilha?

A triquilha é perfeita para aqueles dias de super manobráveis. Quando a quad é ótima tanto em ondas pequenas, ou em dias ocos pra você botar pra baixo, a triquilha te dá o que você quer quando você tem tempo para manobrar, em vez de tentar deslizar e passar seções ou botar para baixo da linha com velocidade. a triquilha te fornece um arrasto controlado, que é útil quando você quiser surfar em um nível superior em ondas de boa qualidade. Pense naqueles dias parede com uns 2 metros de ondas clean, com muito espaço para se movimentar e fazer um monte de manobras. Este é o lugar onde a sua triquilha vai brilhar.

A triquilha ainda funcionará em ambas as ondas pequenas e grandes, mas tudo se resume à mistura das quilhas e da prancha e o quê o surfista prefere. Hoje em dia, você vê alguns surfistas de ondas grandes com quads para dar velocidade extra e capacidade de manter uma linha alta. Alguns caras, no entanto, preferem a estabilidade e controle extra necessário que a triquilha pode oferecer.

Fonte: The Inertia

Comentários

Galerias | Mais Galerias